Usina de Reciclagem completa 25 anos de funcionamento e Prefeitura de Coimbra adota novo modelo de destinação do lixo

DATA: 06-04-2018

Em 1993, foi construída a primeira Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo de Coimbra, a qual completou 25 anos de funcionamento. No decorrer desses anos, ela cumpriu muito bem o seu papel, pois permitiu o destino correto do lixo, contribuindo para uma cidade mais limpa, e um meio ambiente ecologicamente mais equilibrado. No entanto, com tantos anos transcorridos, com o aumento do número de habitantes e o consequente aumento da produção de lixo, a usina, que não sofreu adaptações ao longo dos anos, não comporta mais os resíduos produzidos. Dessa forma, pensando numa maneira de solucionar a questão de modo responsável e ecologicamente correto, a Prefeitura de Coimbra contratou, mediante procedimento licitatório, a empresa União Recicláveis para remanejar e tratar os resíduos sólidos do município. A coleta do lixo por meio dos caminhões da Prefeitura ocorrerão normalmente, sem nenhuma alteração. Todavia, o lixo recolhido será descarregado nas estações de transbordo (cedidas pela empresa contratada) e localizadas no próprio terreno da usina, e transportado pela empresa União Recicláveis até o destino final ambientalmente correto.