CAPACITAÇÃO

DATA: 08-08-2023

Mais um curso de qualificação concluído!

Buscando sempre propiciar capacitações diversas para geração de renda, entre os dias 03 e 07 de julho, foi realizado o Curso de Defumados de Carne Suína.

A capacitação só pôde ser realizada, graças a parceria de sucesso entre o SENAR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coimbra, Prefeitura Municipal e Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, além do apoio da Paróquia São Sebastião.

O curso envolveu cerca de onze pessoas, sendo ministrado pelo gastrônomo Marlan Coutinho.

O objetivo foi promover conhecimentos sobre o beneficiamento de carne suína, por meio da produção de embutidos e defumados, agregando valor à carne crua e possibilitando o aumento da renda.

Dentre os produtos elaborados, estavam a linguiça frescal, defumada e de miúdos, kit feijoada, lombo defumado, bacon e presunto.

A capacitação contou com várias etapas e o conteúdo programático ensinou:

Higiene e sanitização das instalações e equipamentos;
Normas de segurança;
Legislação sanitária;
Seleção de ingredientes e condimentos;
Equipamento de proteção individual (EPI);
Abate e beneficiamento dos animais;
Salga úmida;
Defumadores e defumação;
Armazenamento e embalagem;
Noções de administração;
Comercialização e marketing.

Arraste para o lado e veja a execução e os resultados desse delicioso curso.