Os Direitos da Criança e Adolescente em debate!
Na quarta-feira (29/03), aconteceu a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Coimbra, evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e pela Prefeitura de Coimbra, por meio do Departamento de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O tema do encontro foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
O evento, que aconteceu no Salão Paroquial do município, foi marcado por um dia intenso de debates, deliberações e apresentações culturais.
No total, foram aprovadas 33 propostas voltadas à proteção integral e à garantia de direitos desse público, e, ainda, eleitos seis delegados titulares e seis suplentes que defenderão algumas dessas propostas na Conferência Estadual, que será realizada ainda este ano.
O presidente do CMDCA, Gabriel Elídio Miranda Assis, falou sobre a importância do evento: “De caráter restaurativo e preventivo, com olhar humanitário e respeito à diversidade, finalizamos essa conferência com ampla participação das crianças e adolescentes, representantes da sociedade civil, sistema de garantia de direitos e servidores municipais, todos atores de suma importância para exercício do controle social.”