CIDADANIA

DATA: 03-04-2023

Os Direitos da Criança e Adolescente em debate!

Na quarta-feira (29/03), aconteceu a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Coimbra, evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e pela Prefeitura de Coimbra, por meio do Departamento de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O tema do encontro foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

O evento, que aconteceu no Salão Paroquial do município, foi marcado por um dia intenso de debates, deliberações e apresentações culturais.

No total, foram aprovadas 33 propostas voltadas à proteção integral e à garantia de direitos desse público, e, ainda, eleitos seis delegados titulares e seis suplentes que defenderão algumas dessas propostas na Conferência Estadual, que será realizada ainda este ano.

O presidente do CMDCA, Gabriel Elídio Miranda Assis, falou sobre a importância do evento: “De caráter restaurativo e preventivo, com olhar humanitário e respeito à diversidade, finalizamos essa conferência com ampla participação das crianças e adolescentes, representantes da sociedade civil, sistema de garantia de direitos e servidores municipais, todos atores de suma importância para exercício do controle social.”