Programa Censo da Arte!
Conheça Edson Dias Gomes, nosso personagem de hoje do Censo da Arte.
Filho de um mestre geral em marcenaria e de uma dona de casa, o artesão de 92 anos segue produzindo peças encantadoras.
Exerceu a profissão de técnico de modelo para fundição na Falc do Brasil, após a aposentadoria passou a se dedicar ao artesanato em madeira, seguindo os passos do pai.
Ele sente muito prazer ao confeccionar cadeiras com madeira de goiabeira, as peças são em tamanho real e dão um charme rústico a qualquer ambiente.
Mas ele também cria aparatos mais elaborados, como um livro-cofre feito por encomenda. O mais curioso foi a mecânica empregada no encaixe, ninguém conseguia abrir sem que ele explicasse. Um ótimo jeito de confundir gatunos.
Por conta da idade, o movimento de uma das mãos é limitado e ele precisou adaptar o modo como cerra a madeira. Ele usa os pés para apoiar o material e com a “mão boa” faz os recortes.
O Sr. Edson é um exemplo de dedicação, ele próprio procurou o “Censo da Arte”, uma honra para todos os integrantes receberem um artista desse porte.
A equipe do Departamento de Cultura, Desporto e Turismo ficou imensamente feliz em poder cadastrá-lo. São momentos como esse que reforçam o quanto o artesanato faz parte da identidade coimbrense.
Vivai ao Sr. Edson, e a todos os artesãos de Coimbra!