DATA: 23-03-2022

Cuidar bem do Patrimônio Cultural é preservar a história e a identidade da população.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal, por meio do DMCDT (Departamento Municipal de Cultura, Desporto e Turismo), iniciou a reforma do instrumento órgão, localizado na Igreja Matriz de São Sebastião.

A reforma será completa, e seus 314 tubos passarão por reparos.

O responsável pelo trabalho de restauração, é Ricardo Clerice, o mesmo técnico organista que havia feito a primeira manutenção do instrumento no ano de 1986, a primeira após sua instalação em 1954 pelo italiano Salvatore Lanzillotta.

Houve uma segunda reforma em 1995, mas apenas peças externas foram adicionadas (com finalidade estética). Nessa ocasião, outros ornamentos foram incorporados, incluindo a imagem de Santa Cecília talhada em madeira foi adicionada ao topo do órgão.

Segundo Ricardo, as peças do órgão são todas originais e cerca de 20% são de origem francesa, enquanto o restante foi construído em madeira pelo italiano que fez a instalação.

Desde a primeira manutenção até hoje, as modificações feitas pelo restaurador se mantiveram, mas precisam ser substituídas. De acordo com o profissional, o órgão passará por uma reforma completa que demandará tempo, já que o material das flautas (que não são fabricadas atualmente) será trocado, as partes de madeira receberão um tratamento à prova de cupins. Já os tubos serão realinhados e afinados para que, finalmente, possam ser utilizados.

A previsão é de que a reforma seja concluída ainda este ano. Logo mais os coimbrenses poderão ouvir novamente o som do instrumento

O órgão, instalado na Matriz de São Sebastião, tem 72 anos e é um patrimônio do município de Coimbra, tombado em 2006.