O programa Criança Feliz incentiva o aleitamento materno como fonte de vida e laço eterno entre mãe e filho!
O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrientes para o bebê, além de criar um vínculo forte e especial entre mãe e filho. Por isso a recomendação médica é de que a amamentação seja exclusiva durante os seis primeiros meses e que continue mesmo depois da introdução alimentar, pelo menos até os dois anos.
Para intensificar as ações de apoio e incentivo ao aleitamento materno foi criado em 2017 o Agosto Dourado, mês que deste então vem sendo marcado por ações realizadas em diversos países pelo mundo, com o objetivo de conscientizar e promover a importância do aleitamento exclusivo.
A cor dourada é uma referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno, alimento vital e capaz de suprir sozinho todas as necessidades nutricionais nos primeiros seis meses de vida de um bebê.
Veja alguns benefícios listados pela Sociedade Brasileira de Pediatria:
- Protege contra o desenvolvimento de doenças alérgicas.
- Evita o surgimento de doenças inflamatórias intestinais.
- Diminui as chances de haver obesidade infantil.
- O risco de desenvolver diabetes tipo 2 é 35% menor.
- Se realizada por seis meses ou mais, previne em até 19% os casos de leucemia infantil.
- Em bebês prematuros, têm benefícios para a saúde cardíaca na vida adulta.
- Crianças que foram amamentadas costumam ter melhor desempenho escolar.
- Fortalecer a saúde física e também psicológica do bebê de modo geral.
E a melhor forma de uma mãe oferecer o leite é em livre demanda, ou seja, estando disponível sempre o que bebê mostrar necessidade de mamar. Nos casos em que, por algum motivo, a amamentação não for possível, é importante consultar um pediatra para saber as melhores formas de substituição.