Prefeitura de Coimbra disponibiliza Kits de alimentação para alunos da Rede Municipal com produtos da agricultura familiar
DATA: 05-05-2020
Uma iniciativa realizada pela Prefeitura de Coimbra tornou-se referência em todo o estado. Em parceria com o Departamento Municipal de Educação, a Prefeitura realizou a distribuição de mais de 200 Kits de alimentação para as famílias dos alunos que estão matriculados e frequentes na Rede Municipal de Ensino – Escola Municipal Padre Jaime Antunes de Souza e na Creche Municipal Cantinho Feliz.
Os kits, compostos por alimentos não perecíveis e por produtos da agricultura familiar como frutas, legumes e verduras, valoriza os agricultores e produtores rurais com a compra de produtos de que já estavam previstas para o ano letivo de 2020, gerando renda para muitas famílias no meio rural.
A compra desses produtos é feita através dispositivo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio da Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), durante o período de suspensão das aulas e do isolamento social das famílias; medidas essas que foram adotadas para se evitar a propagação do Coronavírus (COVID-19).
Entregas dos kits
A distribuição dos kits é feita com base nos critérios técnicos estabelecidos pelo Governo Federal em ações que beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade social, como as que constam no cadastro do Bolsa Família e que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e visa promover e garantir a segurança alimentar e nutricional das crianças.
Esses kits foram entregues nas residências dos beneficiários, estudantes matriculados na através do transporte escolar, seguindo rigorosamente as orientações da vigilância sanitária. Todo processo foi aprovado e acompanhado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) com o apoio da Emater.
A iniciativa foi destaque nas redes sociais do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar, ligado a Universidade Federal de Viçosa. Também foi destaque no site da Emater, em Belo Horizonte, com destaque para a valorização da agricultura familiar. “Nosso objetivo com a ação foi aliar a importância de produtos com aleto valor nutricional para os nossos alunos e ainda escoar os produtos dos nossos produtores. E o resultado foi muito satisfatório e estamos muito felizes com a repercussão dessa iniciativa em todo o estado”, destacou a secretária de Educação de Coimbra, Magaly Aparecida Soares Ladeira.
Confira a matéria no site da Emater:
http://www.emater.mg.gov.br/portal.do/site-noticias/municipio-de-coimbra-distribui-kit-merenda-para-criancas-carentes-que-tiveram-aulas-suspensas-durante-pandemia/?flagweb=novosite_pagina_interna&id=24928
Compartilhar em:
Voltar