Secretária de Saúde esclarece sobre o funcionamento do Programa mais Médicos em Coimbra

DATA: 18-02-2020

A área da saúde é uma das grandes preocupações de todos os municípios, e em Coimbra, a administração municipal vem buscando cada vez mais ampliar os atendimentos para a população. Coimbra foi uma das cidades completadas no país a participar do Programa Mais Médicos em maio de 2019, e desde então, uma médica, vinculada ao Programa, realiza os atendimentos no PSF. O pagamento do salário da profissional, é feito diretamente pelo Governo Federal, mas, conforme exigência legal prevista na Portaria 30/2014 do Ministério da Saúde, o município contemplado precisa contribuir com uma contrapartida, que incluiu o pagamento de despesas dos médicos, como alimentação, transporte e moradia. Por opção, a médica, Dra. Isabela, que reside na cidade vizinha de Viçosa, abriu mão do auxílio moradia, mas ainda é necessário que o município cumpra os outros gastos, conforme exigência do Programa. Isso é de fundamental importância para o município não correr o risco de perder essa profissional tão competente e querida pela população, por não cumprir com essa contrapartida. Vale destacar que, a Dr. Isabela é a única médica que atende hoje no município conveniada ao Programa Mais Médicos. Contamos com o apoio da Câmara Municipal para mantermos o Programa Mais Médico, que é um grande aliado a favor da saúde e que traz benefícios a todos! Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos! (Elisângela Oliveira (Pretinha), Secretária de Saúde de Coimbra)