Novo caminhão de coleta do lixo começa a circular pelas ruas de Coimbra

DATA: 21-01-2019

A população coimbrense já está acostumada a ver passar, todas as manhãs, o caminhão que faz a coleta do lixo domiciliar. Nesta semana,  porém, um modelo novo, ano 2018, adquirido pela prefeitura no final no ano passado, passará a circular pelas ruas de Coimbra, substituindo o caminhão atual. Ele é de maior porte, possui capacidade de transporte maior e possui um sistema de prensa, com qual o lixo coletado vai sendo compactado, permitindo que o caminhão consiga transportar uma quantidade muitas vezes maior que o modelo anterior, diminuindo o número de viagens até a usina para esvaziar a caçamba. Outra novidade desse caminhão, que deve despertar olhares surpresos, é que ele será um caminhão musical. Isso mesmo! Ele possui alto-falantes e, ao longo de todo o trajeto urbano, uma trilha sonora será tocada, alternando-se a música com comunicados da prefeitura, quando houver. Os alto-falantes foram pensados porque, como se sabe, o caminhão do lixo percorre toda a extensão urbana. Dessa forma, a prefeitura irá se valer dessa vantagem para se comunicar com as pessoas, divulgando campanhas educativas, e levando informações de caráter geral, divulgadas pelas secretarias. Devido à quantidade de lixo produzida na zona rural ser inferior à da zona urbana, e de que na zona rural há percursos mais estreitos, o caminhão de menor porte, que já é usado atualmente, continuará a ser utilizado.